Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sábado, 4 de outubro de 2014

Nada a comemorar neste dia do Rio São Francisco





O que outrora foi o Rio da Integração Nacional, no dia de hoje é apenas referência. O dia 04 de Outubro de 2014 marca uma agonia.


O São Francisco sofre as terríveis consequências da estiagem prolongada e o mau uso de suas águas.

Diversas reportagens nos últimos quatro meses apontam a situação crítica em que se encontram diversos municípios banhados por suas águas.

Os Comitês de Bacias Hidrográficas há muito vem liderando as ações de prevenção, controle e fiscalização, porém sem um posicionamento político e cidadão quanto à questão da preservação deste curso d'água, torna-se um trabalho ingrato e de simples constatação de que em cem anos, estamos vivendo o maior dos períodos de tristezas e de sentimento de perda.

Muitos apostam na providência divina para a recuperação do volume d'água. Mas o que presenciamos é, em grande parte, a depredação feita pelo homem. E para esta não há ordem dos céus capaz de debelar a ganância e a exploração pela exploração de um bem que não é de ninguém e pertence a todos.

O MOVER expressa a sua extrema tristeza e pesar sobre as inúmeras imagens chocantes que dia a dia, povoam as manchetes de jornais sobre a atual situação do São Francisco e afluentes.

Tanto é que no próximo dia 07/10/2014 partirá de Paracatu uma expedição de 4 dias pelo Rio Paracatu com o intuito de avaliar, de perto, os efeitos da seca neste que é o maior contribuinte mineiro para a bacia do São Francisco.

26% das águas do Paracatu engrossam o caudal do São Francisco, mas se por aqui também não nos apoderarmos da prerrogativa da preservação, os efeitos e consequências dos malefícios em breve nos atingirão em cheio.

Paracatu está na bacia do São Francisco e por isso é mais do que dever atuar positivamente, agir de modo a preservar e dar exemplos de preocupação ostensiva com suas águas.



Tememos um futuro sem recursos, mas tememos mais  a indiferença das autoridades e mais ainda  a do cidadão quando exploram de maneira irracional o que deveríamos tratar com carinho desmedido.

Sem água não há vida.

Veja mais reportagens sobre o Rio São Francisco em nossa página do Facebook

https://www.facebook.com/movimentoverdedeparacatu


Ritha Ribeiro
Asscom Mover

CONDIÇÕES CLIMÁTICAS DO MUNICÍPIO EM TEMPO REAL

CONDIÇÕES CLIMÁTICAS DO MUNICÍPIO EM TEMPO REAL
SISTEMA INTEGRADO DE DADOS AMBIENTAIS