Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Artigo do Presidente - SEM COCÔ NÃO TEM ÁGUA



Sementes de Cagaita em fezes de Lobo Guará



      Para as pessoas desavisadas, um título como este pode parecer coisa de maluco.



      No entanto, para pessoas que aprenderam a viver globalmente e agir localmente, não existe absurdo nesta afirmação.


      A grande dificuldade em entender isto é o fato da imprensa divulgar que os Rios estão poluídos em sua grande maioria, por esgoto domiciliar e por ser tratado somente 40% no Brasil.


       O que queremos mostrar nesta matéria é a importância dos animais na dispersão de sementes e na importância direta das árvores na produção de água.


        São várias as maneiras de dispersão de sementes na natureza, dentre elas, está o papel de vários mamíferos, aves e peixes, que dispersam através de suas fezes, sementes de espécies que usam na sua alimentação, garantido a sobrevivência de inúmeras variedades de plantas e garantindo também a revegetação de áreas degradadas.


        Sem os animais, não teremos árvores e sem árvores não teremos água. Para se ter uma idéia do que falamos, uma árvore com copa de dez metros de diâmetro, bombeia diariamente do solo para a atmosfera, aproximadamente trezentos litros de água e uma de vinte metros, mil litros, o que nos mostra claramente que sem as árvores, teremos o clima com baixa umidade, assemelhando ao ambiente dos desertos, a cada dia que passa, desmontando com isto o ciclo da água.


         Este é o equilíbrio que existiu um dia na Terra, fruto de um processo evolutivo de milhões de anos e que está deixando de existir, fazendo com que o nosso planeta não tenha mais capacidade de reação frente às mudanças climáticas que é um processo natural no contexto da evolução do universo.



Antônio Eustáquio Vieira
Presidente - Mover



CONDIÇÕES CLIMÁTICAS DO MUNICÍPIO EM TEMPO REAL

CONDIÇÕES CLIMÁTICAS DO MUNICÍPIO EM TEMPO REAL
SISTEMA INTEGRADO DE DADOS AMBIENTAIS