Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 28 de maio de 2013

MOVER POSTURADO NA DEFESA DAS ÁGUAS DO NOROESTE DE MG

Na tarde desta terça-feira (28) aconteceu no Plenário da Câmara Municipal de Paracatu a 6ª Reunião Temática da Comissão Extraordinária das Águas, capitaneada por seu  presidente Deputado Almir Paraca.
Foram recebidos os Comitês de bacias Hidrográficas dos Rios Urucuia e Paracatu e demais entidades, lideranças, gestores públicos e privados, cidadãs e cidadãos interessados na questão das águas na região noroeste do estado.




A audiência pública em Paracatu foi uma excelente oportunidade para levantar a situação da disponibilidade e do acesso à água, seja para o consumo humano, para a dessedentação animal e produção, bem como o tratamento de esgotos e resíduos dos processos produtivos. O acesso ao programa Água para Todos, do Governo Federal, a atuação das concessionárias dos serviços de água e esgoto e os conflitos pelo uso da água para irrigação, bem como as medidas preventivas para garantir a sustentabilidade dos empreendimentos já instalados também foram objetos da reunião.

Percurso - A primeira audiência pública, de uma série que cobrirá todo o território do Estado, foi realizada no dia 24/04, no auditório da ALMG. Na oportunidade, os deputados receberam, num acalorado debate, informações e avaliações quanto ao funcionamento e desafios operacionais e estratégicos dos comitês dos rios das Velhas e Paraopeba. A segunda foi realizada em 13/05, no Auditório da ALMG, onde se debateu a execução do programa Água para Todos, do Governo Federal.

Um acalorado debate, envolvendo as questões não resolvidas pelas audiências públicas anteriores, voltaram às reivindicações dos representantes de vários núcleos de usuários das águas paracatuenses e cidadãos no uso da palavra.
Poluição, mau uso, processos de licenciamentos ambientais falhos, número elevado de barragens  e demora nos resultados palpáveis de oitivas públicas como esta foram o foco principal. 



Mais uma vez o presidente do MOVER, Tonhão, destacou a importância do repensar sobre o estado das estradas rurais do município, suas concepções e reflexos negativos do ponto de vista ambiental. Defendeu o desenvolvimento de um plano de recuperação desta malha viária, tomando por base a preservação dos cursos d'água que margeiam grande parte dela em nossa região.

O presidente ainda falou sobre os conflitos que o Governo Federal causou, tanto na bacia do São Marcos com a autorização da Usina de Batalha, como em toda a bacia do Paracatu com a política da Transposição do Rio São Francisco.  


Este  conflito pode ser descrito como a possibilidade de construírem na bacia do  Rio Paracatu,  três grandes barragens para armazenagem de água para transposição. Será inundada para isso uma imensa área produtiva, geradora de alimentos e divisas para o município. 

Ao fim de sua intervenção, Tonhão defendeu a união em torno do trabalho dos CBHs do Paracatu e Urucuia, fazendo cada cidadão a sua parte para que possamos fortalecer a legitimidade destes comitês que  são as maiores instâncias da região na gestão dos recursos hídricos.

CONDIÇÕES CLIMÁTICAS DO MUNICÍPIO EM TEMPO REAL

CONDIÇÕES CLIMÁTICAS DO MUNICÍPIO EM TEMPO REAL
SISTEMA INTEGRADO DE DADOS AMBIENTAIS