Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 5 de junho de 2013

MOVER ASSUME CADEIRA NO COPAM

Foi realizada, na tarde desta segunda-feira (03), no auditório JK, na Cidade Administrativa, a cerimônia de posse dos integrantes do Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam). No evento, que abriu oficialmente a Semana do Meio Ambiente 2013, foram empossados 964 conselheiros das 17 Unidades Colegiadas para o triênio 2013/2016. Durante a solenidade, foram assinados, ainda, protocolos de intenção e minutas para a criação de novas Unidades de Conservação (UCs) no estado.




O membro do Movimento Verde de Paracatu, Tobias Tiago Pinto Vieira assumiu uma das cadeiras do Conselho. 

Tobias estará por três anos, atuando, propondo e aprovando normas ambientais para o estado de Minas, juntamente com membros de vários órgãos.
O COPAM é a maior instância deliberativa de Minas Gerais no que diz respeito às questões ambientais.

Cerimônia - Cerca de 500 pessoas, entre elas secretários de Estado, políticos, prefeitos, representantes de órgãos públicos, de Organizações Não Governamentais e da sociedade civil organizada assistiram à solenidade. Na abertura, o secretário Adriano Magalhães destacou a importância da solenidade. "Essa é a reunião por meio da qual empossamos um dos mais importantes conselhos do Estado. Minas dá exemplo ao país com esse modelo democrático e participativo. Por meio dele somos apenas uma ferramenta para preparar os pareceres técnicos e jurídicos que serão aprovados ou não pelos conselheiros", ressaltou o secretário ao se referir às Unidades Regionais Colegiadas (URCs).

Segundo Magalhães, é o Copam, por meio de suas câmaras técnicas, quem aprova as Deliberações Normativas (DNs) e define as recomendações para políticas de meio ambiente. "Deliberamos , discutimos, atuamos e redefinimos aquilo que necessita ser complementado em relação à legislação, aos atos normativos e aos procedimentos internos. Não poderíamos ter modelo melhor. Por ser mais democrático e, muitas vezes, entendido por alguns como moroso, esse sistema tira a responsabilidade da mão do Estado e coloca na mão da sociedade. Cabe a ela participar e decidir aquilo que quer ou não quer em relação às questões ambientais", destacou Magalhães.

CONDIÇÕES CLIMÁTICAS DO MUNICÍPIO EM TEMPO REAL

CONDIÇÕES CLIMÁTICAS DO MUNICÍPIO EM TEMPO REAL
SISTEMA INTEGRADO DE DADOS AMBIENTAIS