Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 20 de março de 2013

SECRETÁRIO DE ESTADO DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL FALA SOBRE O ANO INTERNACIONAL DE COOPERAÇÃO PELA ÁGUA

O Ano Internacional de Cooperação pela Água 


 O ano de 2013 foi escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Ano Internacional de Cooperação pela Água. O tema foi proposto pelo Tajiquistão, e é de máxima importância devido ao aumento na demanda do uso dos recursos hídricos. Apesar de a Terra ser constituída por 70% de água, somente 2% deste recurso é disponível para o consumo. Aproximadamente 11% da população mundial não tem acesso à água potável. Segundo a ONU, aproximadamente 150 países compartilham uma grande bacia hidrográfica com pelo menos mais uma nação. Por isso há necessidade de se discutir a cooperação e a gestão dos recursos hídricos. 
 Durante todo o ano, serão destacadas iniciativas de sucesso na cooperação internacional. Um exemplo é o acordo entre Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai pela conservação e proteção ambiental do Aquífero Guarani, que foi considerado como a maior reserva subterrânea de água doce do mundo até 2010. 
 A cooperação pela água pode acontecer de várias formas: através do trabalho conjunto em regiões de fronteiras - como no Aquífero Guarani; cooperação por meio de troca de conhecimentos e dados; cooperação técnica e financeira, entre outras. A temática do Ano Internacional de Cooperação pela Água também será abordada no Dia Mundial da Água, 22  de março, e faz parte da campanha "Water Cooperation 2013". 
 O ineditismo do tema ressalta sua importância primordial e confere particular relevância a este 20º Dia Mundial da Água. Em Minas, teremos uma programação extensa durante a chamada Semana da Água, de 19 a 22 de março. Nosso intuito é estimular a conscientização diante da gestão, acesso e distribuição da água, enquanto recurso cada vez mais escasso no planeta. Ressaltar a importância da colaboração para o gerenciamento e manejo dos recursos hídricos também é nosso objetivo. Chamar a sociedade civil, entidades, empresas, organizações e autoridades, promovendo parcerias para a cooperação pela Água e Meio Ambiente como prioridade máxima, alinha esta ação da ONU às iniciativas em curso no Estado de Minas Gerais. 
 Estamos combatendo a poluição dos nossos lençóis freáticos através de campanhas educativas e preventivas no Projeto Meta 2014; atuando no treinamento e formalização de catadores de lixo, organizando-os em cooperativas. O momento é muito bom para as cooperativas de reciclagem e o Governo de Minas é pioneiro no pagamento do Bolsa Reciclagem. O lixo é um dos principais agressores dos recursos hídricos. Nossa preocupação vai além do consumo humano, já que a mesma água que mata a sede humana é utilizada também na agricultura e na indústria. 
 O maior usuário desse recurso é o campo, que responde por 70% do consumo mundial. Segundo dados da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), para produzir alimentos para uma única pessoa são necessários um total de 2,5 mil litros de água. Enfim, a utilização consciente dos recursos hídricos engloba uma série de fatores, entre eles o principal que é a preservação da humanidade, incluindo alimentação, higiene pessoal e outros pontos. O que torna a discussão ainda mais veemente e indispensável. 

Adriano Magalhães Chaves – Secretario de Estado de Meio Ambiente de Minas Gerais. 
Crédito da foto: Janice Drumond - Ascom/Sisema

CONDIÇÕES CLIMÁTICAS DO MUNICÍPIO EM TEMPO REAL

CONDIÇÕES CLIMÁTICAS DO MUNICÍPIO EM TEMPO REAL
SISTEMA INTEGRADO DE DADOS AMBIENTAIS