Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 25 de março de 2013

Óleo de Moringa é a nova sensação do mercado de cosméticos no Brasil

Óleo de moringa é aposta da indústria para substituir o argan; conheça.


Vem aí um novo candidato a desbancar o todo-poderoso argan. Trata-se do óleo de moringa, um superaliado para a beleza do cabelo que começa a receber atenção da indústria de cosméticos. "Assim como o conhecido óleo marroquino, possui propriedades antioxidantes e nutritivas. Mas sua vantagem é que ele também traz minerais em sua composição, que fazem com que sua ação sobre o fio seja mais completa", diz a cabeleireira Silene Olmo, porta-voz da marca Matrix.
Extraído das sementes de uma árvore originária da África, o óleo também é rico em ácidos graxos, que garantem seu alto poder antioxidante (ou seja, combate os radicais-livres, responsáveis pelo envelhecimento). Além disso, contém alto teor de vitaminas A e E, que recuperam danos causados pelas agressões externas aos fios, ajudam a aumentar a resistência da fibra e, como se não bastasse, ainda protegem dos raios UV.
Como usar
O óleo não é vendido em sua forma pura. "O plantio da moringa é recente no Brasil e, por enquanto, ele só é encontrado em produtos industrializados", diz a dermatologista Denise Lage, de São Paulo (SP).
Alguns produtos à base do óleo podem ser usados como finalizadores ou tratamento. "No primeiro caso, basta aplicar algumas gotas nas pontas depois da escova, para eliminar o arrepiado", ensina Silene Olmo. Como tratamento, a expert indica pingar de duas a três gotas em uma colher (chá) de máscara hidratante. Aplique no cabelo e deixe agir conforme instruções da embalagem. "O cabelo ficará hidratado e nutrido", diz Silene.

Para quem?
Segundo a cabeleireira, o óleo pode ser usado por qualquer tipo de fio que esteja desgastado, ressecado ou com muito frizz. O único cuidado, no entanto, deve ser o de dosar a quantidade de óleo de acordo com cada tipo de cabelo. Donas de fios muito finos, por exemplo, devem usar poucas gotas, para não correrem o risco de ver a cabeleira com aparência "lambida" e pesada.

Há muito tempo o Movimento Verde de Paracatu incentiva o uso da Moringa como forte aliada quando o assunto é qualidade de vida. Com o tímido, mas permanente cultivo, o MOVER já colaborou com diversos simpatizantes, enviando cerca de 500 unidades de sementes por pacote, às mais distantes localidades no Brasil via Correio. (veja em outro post aqui em nosso blog como solicitar as sementes para a sua comunidade)
A Moringa Oleífera fornece uma enorme variedade de produtos valiosos; desde a raiz às folhas, às flores e às sementes, tudo pode ser utilizado, uma vez que são alimentos muito ricos em nutrientes. As folhas  podem ser misturadas cruas com a salada ou cozidas como os espinafres;  a casca das sementes pode ser preparada de forma semelhante ao feijão verde e o seu gosto é semelhante ao dos espargos;
Os frutos verdes, folhas, flores e sementes torradas são alimentos altamente nutritivos e podem ser facilmente misturados com outros; as flores podem ainda ser usadas para fazer chá, que tem igualmente grande valor nutritivo.
As sementes retiradas dos frutos mais maduros deverão ser, de preferência, torradas, e podem ser cozinhadas como as ervilhas frescas; cruas têm um sabor muito amargo.
As sementes de Moringa são altamente eficazes na purificação da água; as folhas podem ser utilizadas como fertilizante e pesticida natural.
Plantada em fila, rapidamente forma sebes que funcionam com "quebra-ventos". 

A árvore tem sido chamada por muitos "a árvore do milagre" e é visto como uma solução natural para muitos dos problemas associados à pobreza nos países em vias de desenvolvimento; a sua resistência à seca e o facto de não necessitar de cuidados especiais, fazem dela a planta ideal para as populações carenciadas.
De acordo com estudos da "Miracletrees.org.", as folhas frescas de Moringa contêm:            
- 7 vezes mais vitamina C que as laranjas, 
- 4 vezes mais cálcio que o leite,
- 4 vezes mais vitamina A que as cenouras,
- 3 vezes mais potássio que a banana,
- 3 vezes mais ferro que os espinafres e 
- tantas proteínas como as do ovo.

CONDIÇÕES CLIMÁTICAS DO MUNICÍPIO EM TEMPO REAL

CONDIÇÕES CLIMÁTICAS DO MUNICÍPIO EM TEMPO REAL
SISTEMA INTEGRADO DE DADOS AMBIENTAIS