Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

DIMINUIÇÃO DE VAZÃO NO PRATA MOSTRA CENÁRIO PREOCUPANTE


FOTOS: TONHÃO - REGIÃO DO PRATA - PARACATU - MG



"As nascentes ou mananciais são as fontes de água, superficiais ou subterrâneas, utilizadas para abastecimento humano e manutenção de atividades econômicas. As áreas de mananciais compreendem às porções do território percorridas e drenadas pelos cursos d´água, desde as nascentes até os rios e represas.
Se formam quando um aquífero atinge a superfície e, consequentemente, a água armazenada nele começa a brotar. Sob o aspecto ambiental, nascente é uma área onde há a exsudação natural de água subterrânea de forma a possibilitar a formação e a sustentabilidade de uma biocenose associada à água que disponibiliza. É comum caracterizar o acúmulo de água em determinadas áreas como nascente ou olho d'água, no entanto se a água disponível procedente do subsolo não for suficiente à manutenção do ecossistema ao qual se associa, esta área não caracteriza-se como nascente." Seguindo esta definição do Professor Dr. Sérgio Luís de Carvalho - Unesp, partimos para uma reflexão sobre os efeitos que já estamos experimentando na região do Prata, no município de Paracatu.

Conhecida pela exuberância e quantidade de suas quedas d'água, esta região vem sofrendo constante perda de vazão ao longo deste ano de 2014. Em parte explicada pelo uso inadequado da terra, ocorrência de queimadas, conversão de áreas nativas em pastagens ou áreas agrícolas, mas sobretudo, pelo descaso e destruição das áreas de nascentes e veredas que abastecem seus corpos d'água e que vem sendo desprezadas e mal cuidadas.

Além da diminuição das chuvas no período passado, a falta de compromisso na preservação destas áreas leva ao fenômeno do impedimento da absorção das águas das chuvas pelo solo, diminuindo a recarga dos rios.

A batalha constante de organismos não governamentais, estudiosos e ativistas ambientais na conservação das nascentes e veredas não é meramente um movimento panfletário, é uma necessidade urgente, gritante, prática. Tem de haver uma mudança de paradigmas,já. Sem nascentes não teremos  rios. Sem água não teremos desenvolvimento. Sem comida a vida se finda.

Basta uma olhada nas fotos acima e a triste constatação salta direto da imagem para o nosso dia a dia.

Preservação não deveria somente ser plataforma ideológica ou política. Ela está intimamente ligada ao estado e qualidade de todas as formas de vida.

Portanto a valorização dos programas de cercamento de nascentes, ao exemplo do "PROJETO NASCENTES DO PARACATU", executado há mais de oito anos pelo Movimento Verde de Paracatu  em parceria com o IEF, Kinross e Produtores Rurais da localidade é mais que necessária. Passa a ser fundamental não só num futuro próximo, mas no presente desta geração que, apesar dos problemas enfrentados, ainda dispõe dos recursos hídricos.

A participação cidadã é que definirá se a água será em breve um direito de todos ou um bem tão raro que, na sua falta, desencadeará o início do fim da vida tal qual a conhecemos hoje.








CONDIÇÕES CLIMÁTICAS DO MUNICÍPIO EM TEMPO REAL

CONDIÇÕES CLIMÁTICAS DO MUNICÍPIO EM TEMPO REAL
SISTEMA INTEGRADO DE DADOS AMBIENTAIS