Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Votorantim Metais é referência em Gestão Ambiental

Nesta terça-feira, 15/5, a Votorantim Metais Zinco foi agraciada com o Prêmio Mineiro de Gestão Ambiental (PMGA), chancelado pela União Brasileira para a Qualidade (UBQ) com o apoio do governo de Minas Gerais. O prêmio foi criado para incentivar as organizações mineiras a buscarem a excelência na gestão ambiental de seus negócios. A conquista da VM se deve às boas práticas de gestão com foco em sustentabilidade desenvolvidas pela Unidade Morro Agudo, localizada em Paracatu, região noroeste de Minas Gerais.

O presidente do MOVER, Tonhão, esteve presente na entrega do prêmio à VM


“Ter participado do processo do Prêmio Mineiro de Gestão Ambiental (PMGA) Ciclo 2011 proporcionou para todos nós um importante aprendizado. Promoveu a difusão das diretrizes e práticas de sustentabilidade adotadas pela empresa e a consciência de que as atividades cotidianas de cada um de nós têm estreita relação com os resultados ambientais”, ressalta Valdecir Botassini, diretor do negócio Zinco da Votorantim Metais. Com a definição da estratégia de sustentabilidade de longo prazo, ele destaca que o meio ambiente é uma área que vem se consolidando de forma consistente na Votorantim Metais. “Temos metas ambientais ousadas a serem atingidas até 2020, dentre elas está alcançar resíduo zero em todas as nossas operações industriais”, exemplifica ele. “A conquista do troféu PMGA reforça o engajamento e representa um fator motivador para a evolução da gestão ambiental na Votorantim Metais”, observa o diretor.

Resíduo Zero: benefícios ambientais, econômicos e sociais
Criado com a proposta de reduzir a geração de resíduos provenientes de suas atividades a Unidade Morro Agudo, o Projeto Resíduo Zero se fortaleceu em 2011 e foi um dos impulsionadores para a conquista do PMGA. Através de mudanças no processo a empresa conseguiu transformar o que antes era resíduo em produto e fonte de renda. O rejeito de suas operações - antes dividido em PCI (pó calcário industrial e resíduo perigoso) e PCA (pó calcário agrícola) - passou a ser 100% PCA.
Conforme explica Fernando Rezende, gerente geral do Sistema Três Marias que engloba a Unidade Morro Agudo, a evolução do projeto Resíduo Zero veio com o a iniciativa de utilizar o PCI como insumo de produção. Ao reaproveitar este material consegue-se extrair o minério contido no mesmo e ainda reduzir a geração de resíduos, pois, após passar novamente no processo produtivo o mesmo é transformado em PCA.

O Projeto é um exemplo prático de um projeto em sustentabilidade bem sucedido. “Em nossos processos, buscamos sempre conciliar a rentabilidade produtiva com a preservação ambiental. Desde 2010, a unidade de Morro Agudo não gera resíduo decorrente do processo de beneficiamento. À medida que mitigamos os impactos ambientais do processo industrial, geramos benefícios para a comunidade onde estamos inseridos”, ressalta Rezende. Uma das principais utilizações do pó calcário agrícola é como corretor da acidez do solo devido ao seu alto potencial nutritivo ocasionado pela presença do zinco em sua composição.
Fernando Rezende destaca, ainda, a importância do envolvimento dos colaboradores para os resultados efetivos do Resíduo Zero: “a construção da gestão ambiental da empresa é participativa e o sucesso do seu resultado vem a partir da conscientização de cada um do seu papel de co-responsabilidade com a preservação do Meio Ambiente”.

Fotos: Gentil cessão do Jornal Dinâmico Paracatu
Fonte: Ascom VM 

CONDIÇÕES CLIMÁTICAS DO MUNICÍPIO EM TEMPO REAL

CONDIÇÕES CLIMÁTICAS DO MUNICÍPIO EM TEMPO REAL
SISTEMA INTEGRADO DE DADOS AMBIENTAIS