Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

OLHOS DÁGUA - A AGONIA DE UMA VIDA.


Em 1998 -  Presidente da RURALMINAS conhece nascente dos Olhos dágua, momento em que se comprometeu a apoiar a revitalização da área.


Em Paracatu, uma nascente urbana, que no século passado era utilizada para abastecimento da cidade, teve através de um olhar diferente da administração municipal, vários entendimentos de 1998 para cá.


Em 1999 foram iniciadas as ações de limpeza da nascente, onde foram retirados mais de 3000 metros cúbicos de sedimentos e entulhos
 



Em 1998, a municipalidade conseguiu apoio da RURALMINAS para a limpeza e desassoreamento desta nascente, quando foram retirados mais de 300 mil metros cúbicos de sedimentos.


 

 

                   Em 2007 e 2008, Parque implantado e área revitalizada

Em 2007 e 2008, com recursos do FHIDRO – Fundo de Recuperação, Proteção e Desenvolvimento Sustentável das Bacias Hidrográficas do Estado de Minas Gerais, foi implantado um parque ecológico na região que tinha como objetivo principal, a urbanização da área e a revitalização da nascente que alimenta o Córrego do São Domingos, que é afluente do Córrego Santa Rita, que por sua vez, alimenta o Ribeirão São Pedro, que alimenta o Ribeirão Entre Ribeiros que é um dos Afluentes do Rio Paracatu que por sua vez, contribui com o Rio São Francisco.

Em 2008, com apoio da CEPAL – Central de Penas Alternativas, a manutenção da área era uma constante.



Hoje o Parque dos Olhos D’água, depois de um trabalho sério de recuperação hidroambiental, se encontra abandonado, comprovando que a sociedade ainda precisa de comprometimento, pois, além da falta de cuidados com os recursos hídricos, está comprovada a falta de compromisso com os recursos públicos.








  






Situação atual da Nascente e do Parque

Fotos: Tonhão/Mover

CONDIÇÕES CLIMÁTICAS DO MUNICÍPIO EM TEMPO REAL

CONDIÇÕES CLIMÁTICAS DO MUNICÍPIO EM TEMPO REAL
SISTEMA INTEGRADO DE DADOS AMBIENTAIS