Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Situação de seca em Minas Gerais está sendo discutida em BH


Em busca de discutir alternativas que minimizem os graves problemas que a seca vem gerando no território mineiro, Belo Horizonte recebeu na manhã do dia 14, representantes dos governos federal e estadual, além de gestores dos comitês de bacia dos diversos afluentes do Rio São Francisco em Minas Gerais.

O encontro é promovido pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, que espera não apenas tocar em questões de natureza emergencial, como aprofundar a discussão de medidas estruturantes de convivência com a estiagem. Um dos itens de pauta
  da discussão será a falta de água em diversos pontos de Minas Gerais.

Segundo informações da Defesa Civil, pelo menos 106 cidade de Minas já declararam situação de emergência no período de estiagem/seca neste ano. 
O presidente do comitê, Geraldo dos Santos,  lembra que 75 % da vazão do Rio São Francisco está em território mineiro, alimentada por diversos afluentes. “Se não cuidarmos dos rios que dão volume a essa água, os chamados rios tributários, estaremos comprometendo o curso do rio que vai beneficiar diversas outras regiões do pais”, explica. “Temos que pensar em prevenção, não apenas discutir medidas emergenciais. Estas são importantes para o momento que vivemos, mas a estiagem sempre existiu e sempre existirá. Temos que pensar em como conviver com ela”.

CONDIÇÕES CLIMÁTICAS DO MUNICÍPIO EM TEMPO REAL

CONDIÇÕES CLIMÁTICAS DO MUNICÍPIO EM TEMPO REAL
SISTEMA INTEGRADO DE DADOS AMBIENTAIS