Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Notícias

MOVER OCUPA TRIBUNA NA CÂMARA E MOSTRA SAÍDAS PARA QUESTÕES AMBIENTAIS DO MUNICÍPIO








_____________________________________MOVER PROMOVE CONCURSO DE REDAÇÃO JUNTO A COMUNIDADE E ESTUDANTES
Os autores das duas melhores redações de cada escola, receberão uma bicicleta cada.
Outro concurso será realizado entre os moradores ribeirinhos do Córrego Rico, que deverão elaborar uma frase com o tema:  AS ÁRVORES DO CÓRREGO RICO.

A premiação está prevista para o dia 21 de setembro, dia da árvore.

CONFIRA AS FOTOS DA ENTREGA DAS BICICLETAS AOS GANHADORES NAS ESCOLAS E COMUNIDADE

  














_____________________________________
Pimenta julho 2012
     

View more documents from moverptu.

_______________________________________________

REUNIÃO MOSTRA PANORAMA AMBIENTAL DO MUNICÍPIO

O MOVER sugere a criação de uma frente Parlamentar ambientalista no município, que visa tratar da sustentabilidade local e de questões ligadas ao meio ambiente, como exemplo, a captação correta de material reciclável, hortas comunitárias, manutenção e cuidados do parque do Alto do Açude e criação de outros parques, preservação e respeito às trilhas ecológicas, aterro sanitário, que segundo o palestrante Tonhão, passou da condição de aterro para lixão novamente, e o cuidado e manutenção também das praças municipais. 
Um vídeo explicativo sobre desenvolvimento sustentável foi exibido e várias idéias colocadas em pauta, como o uso de aquecedores solares em casas populares, visando diminuir a necessidade de grandes obras de usinas hidrelétricas no país, economizando energia e diminuindo os custos e gastos. Ciclovias também foram apresentadas como grande solução para problemas no trânsito das cidades contribuindo para a diminuição da liberação de agentes poluidores no ar, presentes na fumaça dos veículos automotores . 
O Movimento Verde acredita que Paracatu pode se igualar a uma destas cidades exemplo, mas que muito tem que ser feito e apoiado pelos políticos locais . Fonte: Fabiana Ceyhan / Paracatu Notícias

*Também foram convidados o prefeito eleito sr. Olavo Condé e seu vice, porém estes não compareceram ao encontro, bem como os outros 12 Vereadores.
Além do bom debate entre os presentes, Tonhão ainda entregou a cada um, em mãos, uma publicação do governo federal que descreve e indica os aportes de fundos federais e estaduais e seus respectivos órgãos promovedores. Um prato cheio para o próximo ano de governança em que o poder público terá de  cumprir as promessas de campanha. Estes fundos estão a disposição dos municípios desde que estes apresentem bons projetos e planejamento adequado.

CONFIRA AS FOTOS DA REUNIÃO










________________________________________________________________

MOVER CONVIDADO PARA PALESTRA NA E.E. DELANO BROCHADO


O responsável direto pelo convite foi o professor Antônio Tormin - Toninho que também é  vice presidente do MOVER. O intuito era incentivar um bate-papo sobre o tema VIDA.

Várias entidades e organizações compareceram levando o seu recado. Coube a equipe do Mover: Cássia Vieira - Gestora Ambiental e a Assessora de Comunicação - Ritha Ribeiro o tema Sustentabilidade.

A plateia era constituída dos alunos do segundo ano do ensino médio de toda a escola que ouviram atentamente e participaram com sugestões, temas e discussões a cerca do assunto.

Foram exibidos filmes produzidos pela instituição para melhor demonstrar o tema, apontando formas e meios possíveis de atuação no desenvolvimento de ações de sustentabilidade. Os exemplos práticos ficaram por conta dos projetos desenvolvidos pelo Movimento Verde como a construção de barraginhas no Alto do Açude, replantio de matas ciliares, limpeza e conservação de córregos e parques locais e a já famosa Casa Pet Sô Nego.


 


Nossos agradecimentos a toda equipe da Escola Delano pela oportunidade de levar informações relevantes e com isso disseminar os preciosos conceitos de conservação ambiental e incentivar a participação do alunado em formação, ao compromisso individual com a vida no planeta.


_______________________________
Empreendimentos agropecuários com mais de 1000ha deverão apresentar EIA/RIMA em MG
Leia a decisão na íntegra abaixo


















_____________________________________________________________________
Liminar obtida pelo MPMG paralisa empreendimento da Votorantim em Vazante

Um empreendimento da Votorantim Metais Zinco S.A. no município de Vazante, na região noroeste de Minas Gerais, a 513 km de Belo Horizonte, foi suspenso pela Justiça depois que o Ministério Público do Estado de Minas Gerais(MPMG), por meio de Ação Civil Pública (ACP), solicitou a interrupção da atividade denominada Projeto Extremo Norte: Unidade Vazante. Segundo os promotores de Justiça Marcos Paulo de Souza Miranda Coordenador da Promotoria Estadual de Defesa do Patrimônio Cultural e Turístico de Minas Gerais), Marcelo Azevedo Maffra (Coordenador Regional das Promotorias de Justiça de Defesa do Meio Ambiente da Bacia dos Rios Paracatu e Urucuia) e Breno Nascimento Pacheco (que atua na defesa do Meio Ambiente de Vazante), Estudo de Impacto Ambiental (EIA) considera a situação preocupante em razão da relevância espeleológica, arqueológica e bioespeleológica encontrada no local.

O pedido de liminar foi acatado pela juíza Mônika Alessandra Machado Gomes Alves, da Comarca de Vazante. De acordo com a magistrada, "o princípio da prevenção, dirigidos aos impactos ambientais já conhecidos, e o princípio da precaução, alusivo aos impactos ambientais ainda não sabidos, orientam que em casos como esse a atitude responsável e prudente na proteção ao meio ambiente seja o aprofundamento nos estudos realizados". Em razão disso, a juíza entendeu pertinentes os argumentos apresentados pelo MPMG e determinou a suspensão do projeto, estipulando multa de R$ 250 mil por cada ato praticado em desacordo com a liminar. 



Rede amplia a participação social na gestão das águas em Minas Gerais
 
A sociedade mineira ganha um espaço virtual para discutir e acompanhar as decisões na gestão dos recursos hídricos no Estado
 O Governo de Minas lançou no dia 24/03 (quinta-feira), durante as comemorações da Semana da Água, a Rede Mineira de Bacias Hidrográficas. Esse novo ambiente virtual será um espaço para debates, troca de experiências, publicação de notícias, elaboração de documentos e divulgação de eventos referentes à gestão das águas no Estado. A ferramenta foi apresentada durante a reunião do Fórum Mineiro de Comitês de Bacia Hidrográfica, em Poços de Caldas, Sul de Minas.
O acesso à Rede Mineira é livre e todos os internautas podem consultar blogs, fóruns de discussão, informações e documentos pelo endereço http://redemineira.igam.mg.gov.br/.  Para participar de outras atividades, como criar e participar dos fóruns, apresentar ou aderir a proposições, postar nos blogs, criar grupos e participar da construção coletiva de documentos, o visitante deve se cadastrar, tornando-se um membro.
Para a diretora de Gestão das Águas e Apoio aos Comitês de Bacia do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Luiza de Marillac Camargos, a Rede amplia o diálogo entre o Estado e a sociedade, e entre a sociedade e os comitês de bacia. “Esse novo espaço de interação permite às pessoas conhecerem, trocarem experiências e construírem uma rede de informações sobre o tema água”, complementa. A ferramenta é gerenciada pelo Igam e um produto do projeto estruturador Governo Eletrônico, de responsabilidade da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag).
Além da rede macro, que abrange as discussões em todo o Estado, os membros dos Comitês podem participar de grupos específicos de sua bacia hidrográfica. Os grupos serão administrados de forma compartilhada pelo Igam e o respectivo comitê, que é um órgão colegiado, composto por representantes do poder público, setor produtivo e sociedade civil, e responsável pela gestão local das águas. 
                            ______________________________


ENTIDADE AMBIENTALISTA DE LAGAMAR REUTILIZA PNEUS USADOS

A ASSOCIAÇÃO DO MUNICÍPIO DE LAGAMAR PARA A PROTEÇÃO A NATUREZA está trabalhando na reutilização de Pneus usados.
Com estes pneus são confeccionados móveis como mesas, poltronas, Pufs etc.
Um dos coordenadores da entidade é o Ambientalista Jorge Olivio, que batalha incansávelmente em defesa do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais no municipio, desde a década de 90.
Vale destacar que Lagamar é o unico municipio na bacia do Paracatu, com indice zero de DENGUE.


__________________________________________

Fernanda Giannasi recebe ameaças de morte em cartas postadas na Alemanha

COM ÁUDIO AO FINAL DA MATÉRIA

Por racismoambiental, 06/03/2011 10:05
Fernanda Giannasi, fiscal do Ministério do Trabalho e liderança indiscutível na luta pelo banimento do amianto no Brasil, recebeu ameaças de morte através de cartas postadas na Alemanha, no  correio da Universidade de Berlim. O remetente escreve à maquina, em inglês, e faz diversas acusações contra ela, que teria “interesses financeiros” no combate ao amianto.
Uma das cartas contém diversos selos nazistas originais – pois, segundo seu autor, as posições de Fernanda seriam ao mesmo tempo “nazistas e racistas” – , e, além das ameaças de morte, envolve também acusações de cunho sexual, de baixíssimo nível. Como sabemos, o amianto provoca câncer e já foi proibido em vários países, mas seu uso ainda é permitido em alguns estados do Brasil.
É fundamental que nos unamos na defesa de Fernanda, ao mesmo tempo cobrando das autoridades – brasileiras e alemãs – uma investigação em relação ao autor e suas ameaças, supostamente assinadas por uma organização da Universidade de Berlim. Desde já, Fernanda pode contar com total apoio e solidariedade deste Blog, mas este fato merece a atenção de todas as pessoas e entidades envolvidas nas lutas pelos direitos humanos.
A entrevista abaixo foi feita por Beth Begonha para a Rádio Nacional da Amazônia, e nela Fernanda revela que a Interpol já foi acionada, pois duas outras pessoas envolvidas no combate ao amianto, da Inglaterra e Japão, também receberam cartas semelhantes, nos últimos dias. TP.

http://radioagencianacional.ebc.com.br/materia/2011-03-03/ativista-pelo-banimento-do-amianto-recebe-amea%C3%A7-de-morte
____________________________________

Nasa adverte que os polos estão derretendo mais rápido que o previsto

Washington, 8 mar (EFE).- As camadas de gelo da Groenlândia e da Antártida estão perdendo massa a um ritmo mais acelerado que os prognósticos feitos até agora, o que repercutirá na alta do nível dos oceanos, segundo um estudo divulgado nesta terça-feira pela Nasa.

Os resultados do estudo sugerem que as camadas de gelo estão derretendo mais rápido que as geleiras das montanha e serão o principal fator de contribuição para uma alta global do nível dos oceanos, muito antes do previsto.

Como exemplo, em 2006 os polos perderam uma massa combinada de 475 gigatoneladas ao ano em média, uma quantidade suficiente para elevar o nível global do mar em uma média de 1,3 milímetros ao ano frente as 402 gigatoneladas que as geleiras da montanha perdem em média.

A Nasa
analisou dados de seus satélites entre 1992 e 2009 e descobriu que a cada ano durante o curso do estudo as camadas de gelo dos polos perderam uma média combinada de 36,3 gigatoneladas a mais que no ano anterior.

"Que as camadas de gelo serão a principal causa do aumento do nível do mar no futuro não é surpreendente, já que possuem uma massa de gelo muito maior que as geleiras da montanha", assinalou o autor do estudo, Eric Rignot, da Universidade da Califórnia.

"O surpreendente é que esta maior contribuição das camadas de gelo já está ocorrendo", advertiu o cientista, que realizou a pesquisa com a colaboração do Laboratório da propulsão do jato (JPL) da Nasa.

As medições realizadas indicam que se "as tendências atuais continuarem é provável que o aumento do nível do mar seja significativamente maior que os níveis projetados pelo Grupo Intergovernamental de Analistas sobre a Mudança Climática em 2007", acrescentou.

CONDIÇÕES CLIMÁTICAS DO MUNICÍPIO EM TEMPO REAL

CONDIÇÕES CLIMÁTICAS DO MUNICÍPIO EM TEMPO REAL
SISTEMA INTEGRADO DE DADOS AMBIENTAIS