Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

MOVER TRAZ PARA CASA O OSCAR DA ECOLOGIA


Sustentabilidade premiada
IV Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade & Amor à Natureza reconhece
empresas e pessoas em noite de gala no Cine Brasil

No último dia 9 foi realizada a quarta edição do Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade & Amor à Natureza, conhecido como o Oscar da Ecologia. Presidido pela ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e pelo governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, o evento premiou seis categorias e homenageou outras oito em noite de gala no Cine Theatro Brasil-Vallourec. Foi o segundo evento público realizado no espaço.

Na oportunidade, a ministra, o secretário de Meio Ambiente, Adriano Magalhães, e o presidente do Instituto Estadual de Florestas (IEF) de Minas Gerais, Bertholdino Apolonio Teixeira, assinaram o Cadastro Ambiental Rural de Minas Gerais. "Esse cadastro, assinado na presença do governador Antonio Anastasia e do prefeito Marcio Lacerda, é o primeiro passo para mudar a realidade da gestão pública ambiental no país. Essa política inclusive significa sustentabilidade na prática", explicou Izabella Teixeira. O governador completou: "O papel de defesa do meio ambiente deve ser da sociedade como um todo, não apenas do poder público e de organizações não governamentais. Por acreditar que somente a educação leva à verdadeira conscientização ambiental, estamos orgulhosos em anunciar que a partir da próxima lua cheia, todas as mais de 4 mil escolas estaduais de Minas Gerais receberão exemplares da Revista Ecológico".


Foto

Entre os vencedores desta edição, que concorreram com 80 cases de todo o país, estão grandes empresas como a AngloGold Ashanti e Votorantim Metais, além de ONGs e instituições como Terra Brasilis e CEMPRE – Compromisso Empresarial para a Reciclagem. (confira lista completa abaixo). "Ficamos felizes em observar que até instituições de reconhecimento público jamais atreladas à questão se inscreveram este ano, como o Sesc nacional, por exemplo. Mesmo com atividades voltadas para bens e serviços, venceu na Categoria 'Destaque Nacional',  por ter comprado e preservado um pedaço do Pantanal Mato-Grossense equivalente a 106 mil hectares - a maior Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) do País", destaca Hiram Firmino, jornalista e ambientalista, coordenador do prêmio.

Os principais homenageados da noite foram o ex-Beatle Paul McCartney, por lutar contra a  causa da destruição da Amazônia pela pecuária extensiva e criminosa, e Augusto Azevedo Antunes, Dr. Antunes, um dos principais nomes da mineração brasileira que, pioneiramente, praticou o desenvolvimento econômico com sustentabilidade na década de 50.


Foto

Confira os vencedores de 2013


1 – MELHOR EM TI
Projeto TI /Verde/AngloGold Ashanti – recebido por Pedro Augusto Mendonça de Oliveira, gerente de tecnologia de informação.

2 – MELHOR EM ÁGUA
Votorantim Metais - recebido por Alexandre Gomes, diretor de tecnologia.

3 – MELHOR EM FLORA
Projeto Oásis – Grupo Fundação O Boticário de Proteção à Natureza – recebido por Silvia Sprenger, assessora de relações institucionais.

4 – MELHOR EM FAUNA
Projeto Pato Mergulhão/Terra Brasilis – recebido por Sônia Rigueira, presidente do Terra Brasilis, e a ornitóloga e bióloga, Livia Vanucci Likns, coordenadora do Projeto.

5 - EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Guerreiros da Amazônia – recebido por Ronaldo Barcelos, Ronaldo Santana e Paulo Coutinho, da RJR Produtora e Editora.

6 - MOBILIZAÇÃO SOCIAL



Expedição Rio Paracatu, Movimento Verde/Tonhão – recebido por Antônio Eustáquio Vieira (Tonhão), presidente da ONG e membro do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Paracatu, Minas Gerais.

DESTAQUE MUNICIPAL
Guilherme Paculdino, criador e gestor da Célula sustentabilidade/Águas de Santa Bárbara – MG.

DESTAQUE ESTADUAL
Berenice Menegale, pianista internacionalmente reconhecida pianista, professora e musicista.

DESTAQUE NACIONAL
Projeto Sesc Pantanal, recebido por Maron Emile, diretor-geral do Departamento Nacional do Sesc , Waldir Wolfgang, supervisor da Estância Ecológica Sesc Pantanal, e Marcus Willian, - Gerente do Hotel Sesc Porto Cercado.

DESTAQUE ESPECIAL
Roberto Scólforo, reitor da UFLA, Universidade Federal de Lavras, Minas Gerais.

MELHOR EMPRESA
CEMPRE – Compromisso Empresarial para a Reciclagem.

MELHOR EMPRESÁRIO
Pedro Luiz Passos, co-presidente da Natura.

MEHOR EMPRESA PARCEIRA
Gerdau – recebida por Manoel Vitor de Mendonça Filho, vice-presidente executivo.

PERSONALIDADE AMBIENTAL 2013
Apolo Heringer Lisboa, médico e professor da Faculdade de Medicina da UFMG, fundador e principal ativista do Projeto Manuelzão.


Foto

SOBRE O PRÊMIO


Criado em 2010, o Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade & Amor à Natureza é uma iniciativa de ambientalistas históricos ligados à memória de Hugo que significa para Minas e o país, o mesmo que Chico Mendes representa para a Amazônia e o mundo. Como já se tornou conhecido, já na sua 4ª edição, o "Oscar da Ecologia", se tornou uma referência nacional, com as inscrições de cases e indicações vindas de todo o Brasil.

O tema-símbolo da premiação escolhido este ano é uma gravata borboleta. O objetivo é passar a ideia de que a sustentabilidade, a questão ambiental e o amor à natureza defendida pelo ambientalista Hugo Werneck deve ser tratada com respeito e prioridade na agenda governamental e empresarial: "O desenvolvimento sustentável tem que estar na agenda dos líderes mundiais. A saúde do nosso planeta é um assunto que tem que ser visto como emergencial e de forma séria. Sem planeta com vida, nem a democracia nem a economia se sustentarão", defende Hiram.

Foto Foto
Foto
Foto
Foto

CONDIÇÕES CLIMÁTICAS DO MUNICÍPIO EM TEMPO REAL

CONDIÇÕES CLIMÁTICAS DO MUNICÍPIO EM TEMPO REAL
SISTEMA INTEGRADO DE DADOS AMBIENTAIS