Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Comércio local dá exemplo, cumpre nova lei e sai na frente na adoção de sacolas ecológicas

 No último dia 28, quarta-feira, Paracatu passou a ter uma referência positiva de atitude concreta quanto à progressiva abolição do uso de sacolas plásticas no comércio local. O Vereador Wilson Martins, autor da lei das sacolas ecológicas e proprietário do Alô Cerveja, promoveu um evento que marcou a largada na frente deste ponto comercial na obediência às novas regras municipais. Serão distribuidas aos clientes do Alô Cerveja, cerca de 500 unidades de sacolas ecológicas, confeccionadas a partir de uniformes usados de empresas da cidade doados ao MOVER.

A lei - Conforme o texto da Lei 2.738/2009, o comércio e o poder público locais teriam 03 anos para se adaptarem às exigências e substituirem os sacos de lixo e sacolas plásticas pelas ecológicas, com penalidades aos que não cumprirem a regra, variando de notificações e multas de valor progressivo, até a interdição do estabelecimento e cassação do Alvará de Funcionamento. Estão previstas também, ações educativas e de esclarecimento à população sobre as vantagens da troca. A fiscalização começará em setembro de 2012, mas já em 1º de janeiro começam as mobilizações.

O Movimento Verde de Paracatu celebrou parceria com Wilson Martins e confecciona as bolsas ofertadas à população com o apoio do Vereador. Com isso, encorpam as fileiras da campanha do governo federal "Saco é um saco!" que com um ostensivo trabalho há dois anos, já baniu mais de 5 bilhões de sacolinhas. "Reduza, Recuse e Reutilize" é o lema da campanha.

A presença da imprensa paracatuense, amigos e simpatizantes da causa também movimentou a tarde de lançamento. Representantes do MOVER auxiliaram no trabalho de abordagem do público, trazendo mais informações sobre a necessidade da adoção de hábitos de consumo mais conscientes.






Fotos: Ritha Ribeiro
Redação: Ascom MOVER

CONDIÇÕES CLIMÁTICAS DO MUNICÍPIO EM TEMPO REAL

CONDIÇÕES CLIMÁTICAS DO MUNICÍPIO EM TEMPO REAL
SISTEMA INTEGRADO DE DADOS AMBIENTAIS