Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sábado, 10 de setembro de 2011

Frente Mineira pela Diversidade participa de primeiro encontro com o Governo do Estado

Por  solicitação da Frente Mineira pela Biodiversidade, constituída  por  14 entidades de peso no setor ambientalista de todo o estado, foi realizada uma reunião com o Governador Antônio Anastasia em BH, no último dia 8.
A FMB agradeceu ao Governador o acordo de realização periódica de reuniões de acompanhamento e fiscalização das políticas públicas que afetem direta ou indiretamente a biodiversidade em MG.

Já nesta  primeira reunião, o grupo entregou ao Governador uma carta com  oito pontos chave de observação e controle que no momento são os focos de preocupação e intensa discussão entre as organizações e sociedade e  todos os seus desdobramentos. São eles: 1. Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI) para o período 2011-2030; 2. Zoneamento Econômico e Ecológico (ZEE); 3. Regulamentação da Lei 18.365, com destaque para o Art. 27-A, que trata da proteção da biodiversidade; 4. Proteção da Biodiversidade; 5. Comando e controle; 6.  Matriz energética do Estado; 7. Unidades de Conservação; 8. Geração de conhecimento, comunicação e educação ambiental.

A argumentação abrangente toca em pilares da composição do cenário ambiental do estado na atualidade. A análise vai desde o conjunto de regras que precisam de regulamentação até o casamento de agendas dos órgãos de governo, empresas de serviços públicos e sociedade, apresentando atividades que atinjam e mobilizem o cidadão mineiro dentro de seu município, comunidade e lar.



Depois de entregue o documento foram debatidos alguns dos temas apresentados e os encaminhamentos de resolução e tomada de providências. Um novo encontro é esperado para breve, inclusive com avaliação em feedback deste primeiro.


Assinam a carta as organizações Ambiente Brasil, Associação dos Amigos de Iracambi, Associação Mineira de Defesa do Ambiente – Amda, Associação para Gestão Socioambiental do Triângulo Mineiro – Angá, Centro de Estudos Ecológicos e Educação Ambiental – Ceco, Conservação Internacional, Fundação Biodiversitas, Fundação Relictos de Apoio ao Parque Florestal Estadual do Rio Doce – MG, Instituto Espinhaço, Instituto Hóu, Instituto Terra Brasilis de Desenvolvimento Socio-Ambiental, Movimento Pró Rio Todos os Santos e Mucuri, Movimento Verde de Paracatu – Mover, Valor Natural,

CONDIÇÕES CLIMÁTICAS DO MUNICÍPIO EM TEMPO REAL

CONDIÇÕES CLIMÁTICAS DO MUNICÍPIO EM TEMPO REAL
SISTEMA INTEGRADO DE DADOS AMBIENTAIS