O Sistema Fiemg, por meio da Regional Alto Paranaíba, realizou neste dia 18, nas dependências do auditório da CDL, em Patos de Minas, o Lançamento do Programa Minas Sustentável, que visa promover o desenvolvimento sustentável da indústria, através de boas práticas ambientais e socioeconômicos.
Representando o Comitê de Bacia do Rio Paracatu, esteve o presidente do MOVER, Antônio Eustáquio Vieira - Tonhão, acompanhado por José Américo, Presidente do CBH Urucuia, Antônio Geraldo, Presidente do CBH Afluentes Mineiros do Alto Paranaíba e da Secretária de Meio Ambiente de Lagoa Formosa.
O Programa: Trata-se de uma iniciativa conjunta da Fundação Estadual do Meio Ambiente e da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, que busca destacar projetos de Produção mais Limpa e Produção Sustentável desenvolvidos pelas indústrias em Minas Gerais, promovendo um ambiente para divulgação de iniciativas e troca de experiências empresariais.
O Programa Minas Sustentável disponibiliza, gratuitamente, diagnóstico socioambiental orientativo para que as indústrias busquem os seguintes objetivos:
1) Ecoconformidade Legal: prevê a total adequação das empresas à legislação ambiental vigente em níveis federal, estadual ou municipal;
2) Ecoconformidade Normativa: atende voluntariamente às exigências estabelecidas por normas técnicas ambientais de gestão de processo. Incentiva a adesão a conceitos que obtiveram consenso em fóruns internacionais de meio ambiente.
3) Ecoeficiência: implementa processos de produção que respeitem o meio ambiente. Tecnologias mais limpas devem ser aplicadas, principalmente, em conservação de energia, reutilização da água, reciclagem e disposição adequada de resíduos e levantamento da emissão de carbono e dos programas que podem neutralizá-lo.
4) Econegócio: promove incentivos à inserção em mercados de padrões de consumo ambientalmente responsáveis e sustentáveis.
5) Sociocapacidade: aproximam grupos, setores, organizações e instituições para tratar de temas de interesse comum. Melhora a inter-relação com as comunidades. Oferece respostas à necessidade de mediação política e incorpora quesitos da responsabilidade social.
Com informações do site do Programa Minas Sustentável/Asscom Mover