Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 5 de maio de 2014

PIRAPORA PODE FICAR SEM ÁGUA



A cidade de Pirapora, cidade à margem direita do Rio São Francisco, corre sério risco de ficar sem água para abastecimento urbano.


No dia 30 de Abril, com a presença de representantes do Comitê da Bacia do Rio São Francisco, CODEVASF, CEMIG e ONS, Governo de Minas Gerais e várias lideranças locais, regionais e estaduais, foi realizado um encontro no intuito de  definir caminhos a seguir.

Os presentes buscaram mais informações a respeito da vazão operacional do reservatório de Três Marias e seus impactos nas comunidades ribeirinhas e no meio ambiente, o sobre que poderia causar a falta de água na cidade.




Com a recomendação do Órgão de Operação Nacional do Sistema - ONS, para que a CEMIG diminua a vazão da  usina de Três Marias de 250 metros cúbicos por segundo para 200 metros cúbicos por segundo, a captação de águas do município, que retira água para abastecimento do município, ficará acima do nível da água do rio São Francisco.



Até aquele momento, a CEMIG não havia atendido à solicitação do Prefeito da cidade, que com firmeza, exigiu da empresa, a liberação de recursos financeiros para a adequação do nível da captação de águas do município.



O Presidente do MOVER - Tonhão, membro do CBH São Francisco , esteve presente ao encontro, salientando para os presentes a necessidade urgente de que sejam implementadas ações de recuperação hidro ambiental nos municípios que drenam suas águas para o Rio São Francisco, acima de Pirapora. 

Tonhão sugeriu ainda ao Prefeito do município, que ele lidere esta campanha de recuperação hidroambiental. 

CONDIÇÕES CLIMÁTICAS DO MUNICÍPIO EM TEMPO REAL

CONDIÇÕES CLIMÁTICAS DO MUNICÍPIO EM TEMPO REAL
SISTEMA INTEGRADO DE DADOS AMBIENTAIS