Nesta segunda-feira, 31 de janeiro, é comemorado o Dia do Engenheiro Ambiental. Além de importante para o mercado, esse profissional é fundamental para o planeta e, consequentemente, para que cada um de nós tenhamos uma vida mais saudável.
Parabéns a todos os profissionais e estudantes de Engenharia Ambiental!
De acordo com a Associação Brasileira de Engenharia Ambiental, a data foi escolhida por registrar a graduação da primeira turma de engenheiros ambientais no Brasil. Para a Unifor, que implantou o curso de Engenharia Ambiental desde 2008, este dia tem um significado especial.
O curso de Engenharia Ambiental e Sanitária nasceu com o objetivo de oferecer uma formação científica e tecnológica, desenvolvendo a cultura investigativa numa abordagem multidisciplinar, integrada e sistêmica de todas as questões ambientais. Afinal, nunca a sociedade se preocupou tanto com o meio ambiente e a questão da sustentabilidade vem ganhando muita importância.
“A sociedade necessita de engenheiros que tenham essa preocupação com o meio ambiente. Além disso, a graduação contribue para que a atividade do engenheiro se adapte às leis que estão sendo criadas para preservar o meio ambiente", destaca o professor Oyrton Azevedo.
Perfil do profissional
O curso de Engenharia Ambiental e Sanitária forma profissionais capacitados para atuar no planejamento, na gestão e na tecnologia ambiental. Esse profissional projeta e acompanha a execução de infraestruturas, instalações operacionais e serviços de abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, drenagem e manejo das águas pluviais urbanas e urbanização. Ele avalia e analisa os impactos ambientais de empreendimentos nos ecossistemas naturais e propõe ações de preservação, conservação e recuperação do meio ambiente. Além disso, coordena e supervisiona equipes de trabalho, realiza pesquisa científica e tecnológica e estudos de viabilidade técnico-ecocômica; executa e fiscaliza obras e serviços técnicos; efetua vistorias, perícias e avaliações, emitindo laudos e pareceres. Considerando, sempre, na sua atuação, a ética, a segurança, a legislação e os impactos socioambientais.