Após a conclusão do trabalho de diagnóstico, a Agência Nacional de Águas (ANA) e o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba (CBH Paranaíba) convidam a todos para participar da segunda etapa das reuniões públicas sobre o Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba (PRH-Paranaíba). As reuniões serão divididas em nove encontros públicos com início previsto para o dia 14 de maio e término para 1° de junho. Serão discutidos os cenários prospectivos para as águas da bacia do Paranaíba, com participação do poder público, dos usuários de recursos hídricos e das comunidades locais.
As reuniões públicas têm como objetivo apresentar informações sobre os cenários construídos e coletar opiniões e sugestões para o melhor gerenciamento das questões referentes ao PRH-Paranaíba. A participação dos diferentes atores sociais nas reuniões públicas é fundamental para proporcionar o ambiente para a gestão democrática e descentralizada dos recursos hídricos da bacia do rio Paranaíba, por intermédio de seu plano, conforme determina a Política Nacional de Recursos Hídricos, instituída pela Lei das Águas.
A bacia hidrográfica do rio Paranaíba banha 133 municípios do estado de Goiás, 55 de Minas Gerais e quatro do Mato Grosso do Sul, além do Distrito Federal. A população da região é de cerca de 8,5 milhões de habitantes, sendo a água utilizada principalmente para geração de energia, irrigação e abastecimento humano.
As consultas serão em datas e cidades distintas, localizadas em áreas centrais em relação às microrregiões, garantindo a cobertura da totalidade da bacia hidrográfica:
14 de maio: Cristalina (GO) – Câmara Municipal, 14h às 17h.
15 de maio: Brasília (DF) – Edifício Sede da Procuradoria Geral do DF, 9h às 12h.
16 de maio: Patrocínio (MG) – Câmara Municipal de Patrocínio, 9h às 12h.
17 de maio: Itumbiara (GO) – Palácio 12 de Outubro, 9h às 12h.
18 de maio: Uberlândia (MG) – Faculdade Católica de Uberlândia, 9h às 12h.
29 de maio: Ituiutaba (MG) – Câmara Municipal de Ituiutaba, 9h às 12h .
30 de maio: Paranaíba (MS) – Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul, 9h às 12h.
31 de maio: Rio Verde (GO) – Câmara Municipal de Rio Verde, 9h às 12h
1º de junho: Goiânia (GO) – Federação das Indústrias do Estado de Goiás, 9h às 12h.
E de 09 a 11 de maio também ocorreu a REUNIÃO DA CÂMARA TÉCNICA DE PLANEJAMENTO INSTITUCIONAL E 4ª REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DO COMITÊ DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO PARANAÍBA em Itumbiara - GO
O Comitê dos afluentes mineiros do alto Paranaíba (PN1) esteve representado pelo presidente do MOVER Antônio Eustáquio Vieira - Tonhão. |
O encontro teve como objetivo tratar da Reunião da CTPI e de vários GTs visando incorporar questões relacionadas ao Plano de
Recursos Hídricos (PRH) da Bacia do Rio Paranaíba aos trabalhos da Câmara Técnica, tais como Operação de barramento e os Impactos sobre o turismo, criação do GT São Marcos e o Plano de Recursos Hídricos: Resultados do Diagnóstico e as condições predominantes na Bacia do Paranaíba.
Recursos Hídricos (PRH) da Bacia do Rio Paranaíba aos trabalhos da Câmara Técnica, tais como Operação de barramento e os Impactos sobre o turismo, criação do GT São Marcos e o Plano de Recursos Hídricos: Resultados do Diagnóstico e as condições predominantes na Bacia do Paranaíba.
Fonte: Ascom/ANA e MOVER