Em um evento que marcou as comemorações do Dia Mundial da Água na cidade, o Movimento Verde de Paracatu abriu oficialmente as portas da Casa Sô Nego à visitação pública. Foram cinco meses de dedicação e ritmo puxado na construção de uma ideia que nasceu da oportunidade de mostrar que é possível repensar conceitos de sustentabilidade e participação positiva da sociedade quando se fala em preservação ambiental e atitude ecológica.
Cerca de 10 mil garrafas pet foram utilizadas na edificação de 80m², além de telhas de casas antigas, madeira de eucalipto, portas e janelas recolhidas em demolições, tijolos de fornos de carvoaria e um kit de energia solar garantem os custos reduzidos de construção e manutenção da casa, única na região noroeste. O investimento contou com a colaboração e parceria de diversos setores da sociedade paracatuense e conseguiu arrecadar metade dos 18 mil Reais previstos no orçamento, mas as contribuições ainda não pararam de chegar e a diretoria do MOVER acredita finalizar o semestre com o projeto pago integralmente.
O espaço da casa será montado para receber os visitantes em suas instalações aconchegantes e fornecer informações sobre a ONG e sobre todas as ações do Centro de Referência da Bacia do Rio São Francisco.
A festa – Estiveram presentes ao evento alunos da escola técnica UNITEC, diversos representantes do empresariado local, artistas, educadores, cidadãos a imprensa local e regional e o Promotor de Meio Ambiente de Paracatu, Dr. Daniel dos Santos Rodrigues.
Numa tarde de emoção e atividades, foi apresentado um vídeo produzido pelo MOVER sobre o diário da construção da casa. Logo após houve o descerramento da placa comemorativa e feita uma homenagem a Sô Nego, importante colaborador no levantamento e catalogação da flora do Parque Dilênia Lepesqueur, onde se localiza a sede da entidade, com a entrega de uma placa à filha de Sô Nego, em instantes de muita emoção. Os parceiros na construção foram agraciados com um certificado de Responsabilidade Ambiental. Nas palavras do presidente da entidade: “Ao longo deste tempo, o MOVER contou com o trabalho árduo e colaboração dedicada de várias mãos, braços, corações e mentes de pessoas comprometidas com o bem fazer. Gostaríamos de poder, publicamente, expressar o nosso mais profundo agradecimento àqueles que se engajaram com carinho nesta empreitada. O resultado está de pé e cheio de alma, a partir de agora participando da vida paracatuense, e com méritos! Um forte abraço cheio de gratidão a todos vocês.”
Num momento singular foram reunidas pessoas que fizeram e fazem parte da história do Movimento Verde, que este ano completará 24 anos de atividades, quando uma muda de Ipê foi plantada na frente da casa pelas mãos de Nágela Caldas, Uldiceia Oliveira, Seu Tião, Tonhão e pelo Promotor Dr. Daniel.
Para encerrar, como numa autêntica casa mineira, todos foram recebidos na cozinha da casa para um bom bate papo regado a um delicioso chá.
Para os interessados em conhecer a Casa Sô Nego, basta contatar a entidade através do telefone (38)3672-1775 e agendar a visitação em horário comercial. O endereço é: Rua Francisco Ferreira Araújo, 375, no Bairro Alto do Córrego.
Veja mais fotos do evento em nossa seção Fotos&Vídeos.