Na última reunião do FNMA, ocorrida entre os dias 30 e 31 de julho último, o Conselho Deliberativo aprovou importantes pontos de pauta, tal qual o lançamento do Edital que prevê fundos para recuperação de áreas de preservação permanente para produção de água. Isto é um passo fundamental para o reconhecimento de projetos de sucesso, a exemplo do PROJETO NASCENTES DO PARACATU, executado pelo MOVER em parceria com o IEF, Kinross e produtores do município de Paracatu.
Desde 2006 este projeto vem preservando áreas de nascentes e veredas por meio de cercamento e recuperando regiões antes secas e improdutivas.
O relato de vários produtores locais atestam a eficiência de ações firmes neste sentido. Muitos deles hoje colhem seu sustento das terras irrigadas com água produzida de nascentes recuperadas e tornaram-se agentes de educação ambiental, sensibilizando vizinhos e associações diversas para o fato de que a água existe em abundância nas terras do município, mas que elas precisam da presença e cuidados dos seus proprietários para que fluam, sirvam e escoem para a bacia do Rio Paracatu com constância, volume e qualidade.
Aqui em nosso site, você pode conferir vários vídeos com depoimentos de inúmeros produtores e seus exemplos de vida e comprometimento.
O representante do MOVER - Antônio Eustáquio Vieira, componente do FNMA e presidente do MOVER, participou da reunião e apontou como e caso de sucesso, em repetidas ocasiões, o programa contínuo de preservação local.
Para o ano de 2015 já está prevista dentro do Projeto Nascentes do Paracatu, a implantação de 15 km de cercas em várias propriedades. O Cadastramento já está aberto à população, basta se dirigir à sede do Mover e preencher a solicitação para participar do programa.
Abaixo você acompanha as deliberações da 70ª Reunião do Fundo Nacional de Meio Ambiente
CLIQUE PARA AMPLIAR |
CONSELHO DELIBERATIVO DO FUNDO
NACIONAL DO MEIO AMBIENTE
EXTRATO DA ATA DA 70ª RENIÃO ORDINÁRIA
REALIZADA EM 30 E 31 DE JULHO DE 2015
O Ministério do Meio Ambiente, por intermédio do Fundo Nacional do Meio Ambiente - FNMA, torna públicas as deliberações do Conselho Deliberativo do FNMA em reunião ocorrida nos dias 30 e 31 de julho de 2015, em Brasília. Deliberações: 1- Aprovada a Pauta da 70ª Reunião Ordinária; 2 - Aprovada Ata da 69ª Reunião Ordinária; 3 - Aprovado Edital 01/2015 - Recuperação de Áreas de Preservação Permanente para a Produção de Água; 4 - Aprovada a descentralização de recursos para o Serviço Florestal Brasileiro para apoio a programa de capacitação do módulo de análise do SICAR; 5 - Instituído Grupo de Trabalho entre fundos contábeis federais para discussão de alternativas para a aplicação de limites orçamentários, à luz das receitas; 6 - Apresentada Nota Técnica nº 05/2015 - Análise de contexto sobre o oferecimento do curso de Viveiricultor no Pronatec e sua relação com a proposta de edital do FNMA para capacitação em coleta de sementes e produção de mudas florestais, cuja decisão sobre novo edital sobre o tema, foi transferida para a próxima reunião do Conselho; 7 - Apresentados os resultados preliminares da consulta pública FNMA 2015; 8 - Apresentado Relatório de Gestão FNMA 2014.
Brasília, 4 de agosto de 2015.
IZABELLA TEIXEIRA
Presidente do Conselho
Confira as fotos da Reunião: