É sempre bom ter hábitos econômicos no seu dia a dia. Além dos reflexos no seu bolso no fim do mês, você também ajuda a preservar o meio ambiente.
Mas alguns mitos e verdades sempre aparecem quando o assunto é esse. Por isso, preparamos uma lista para mostrar o quanto de energia os aparelhos que você usa todos os dias gasta.
1. Ar-condicionado
O aparelho representa de 2 a 5% da conta de luz.
Veja algumas dicas para economizar:
- instale o aparelho em local com boa circulação de ar;
- mantenha portas e janelas fechadas para evitar a entrada de ar do ambiente externo;
- limpe os filtros com frequência, já que a sujeira impede a livre circulação do ar e força o aparelho a trabalhar mais;
- e não deixe o ar ligado se for ficar muito tempo fora do cômodo.
2. Televisão
O aparelho representa de 10 a 15% da conta de energia. Para economizar, é só seguir dicas simples: evite deixar o aparelho em modo stand by, isso também gasta energia! Evitar excessos é a melhor forma de economizar.
3. Máquina de lavar roupa
É representante de até 5% da conta. Dicas para economizar?
- Ligue a máquina só quando ela estiver com a capacidade máxima de roupas indicada pelo fabricante, isso faz com que você economize água e energia;
- Limpe frequentemente o filtro da máquina;
- Leia o manual de instruções para otimizar o uso o máximo que puder.
4. Ferro elétrico
Representa de 5 a 7% do valor da conta. A melhor forma de economizar é acumular o máximo de roupas que puder para que o ferro seja ligado o mínimo de vezes possível, pois o aquecimento do aparelho consome muita energia. Outra dica é começar a passar roupa pelos tecidos que exigem temperaturas mais baixas.
5. Geladeira
É a vice-campeã do consumo, com uma média que varia de 25 a 30% da conta de energia. É importante observar o local em que a geladeira está instalada. Evite encostá-la em paredes ou móveis e a mantenha longe de raios solares e fontes de calor, como fogões ou estufas.
A manutenção também é importante: limpe a geladeira com frequência e mantenha as borrachas de vedação em bom estado.
Além disso, evite abrir e fechar muitas vezes, não coloque alimentos e não bloqueie a circulação interna de ar frio com prateleiras de vidro ou plástico.
A maioria dos produtos vendidos atualmente vem com o selo que indica o nível de consumo de energia. É importante ficar ligado nesse detalhe!
Seguindo todas essas dicas, os resultados no fim do mês serão visíveis!