São muitas as informações que chegam até nós sobre a ameaça às florestas em todo o mundo. Em especial pelo uso desmedido no sentido de atender às necessidades crescentes do próprio homem e pela falta de um gerenciamento ambiental adequado. As principais causas do desmatamento de florestas em todo mundo têm caráter econômico: provém das atividades destinadas a abastecer a sociedade de madeira, insumos industriais ou alimentos.
As florestas são o ecossistema mais rico em espécies animais e vegetais. A sua destruição causa erosão dos solos, degradação das áreas de bacias hidrográficas, perdas na vida animal (quando o seu habitat é destruído, os animais morrem) e a perda de biodiversidade.
Assim, é de suma importância para as nossas vidas e para a vida dos nossos descendentes, que tenhamos a consciência da conservação das nossas florestas. Podemos fazer isso, praticando a proteção e reabilitando o que está degradado em todo o planeta.
Segundo o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas, em termos de diversidade biológica, o Brasil tem uma situação ímpar no mundo. Calcula-se que cerca de um terço da biodiversidade mundial esteja em nosso país, em ecossistemas únicos como a Floresta Amazônica, a Mata Atlântica, os cerrados, áreas úmidas e ambientes marinhos, entre outros.
Só a Amazônia, o maior dos biomas (bioma é o conjunto dos seres vivos de determinada área) da América do Sul, representa a metade das florestas tropicais do mundo, com valores altíssimos em termos de biodiversidade, além do enorme potencial genético.
Existem algumas ações individuais que nós mesmos podemos adotar para ajudar a preservar as florestas. Ao adentrá-las:
- Não fumar ou acender fogo de qualquer natureza.
- Não cortar árvores ou plantas
- Não eliminar animais de nenhuma espécie
- Ao perceber a presença de incêndios e queimadas, avisar imediatamente os órgãos públicos competentes
- Não cortar árvores ou plantas
- Não eliminar animais de nenhuma espécie
- Ao perceber a presença de incêndios e queimadas, avisar imediatamente os órgãos públicos competentes
As organizações também têm um papel fundamental na preservação das florestas, como por exemplo, as empresas que possuem serviços que dependem de fiações, que atualmente já desenvolvem esta prática com cabeamentos subterrâneos, evitando a destruição da fauna e da flora, o desmatamento, as desapropriações, contribuindo significativamente para a degradação dos solos, a desertificação e o aumento das erosões, tão prejudiciais ao meio ambiente. A destruição das florestas causa prejuízos também ao clima, já que elas contribuem para a manutenção da temperatura, nas direções dos ventos e nos ciclos das chuvas e das estações do ano.
Por todas estas razões é importante que cada um de nós façamos a nossa parte no processo de preservação das florestas, consequentemente de nossa saúde...nossa vida.