Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 2 de abril de 2012

MOVER presente no VII FÓRUM BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL em Salvador -BA

VII FÓRUM BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DEBATE
RUMOS DO SETOR, FRENTE ÀS MUDANÇAS AMBIENTAIS GLOBAIS

 
Milhares de formadores de opinião - sobretudo educadores, ambientalistas, pesquisadores e ativistas conectados por  meio de redes de educação ambiental - confirmaram presença no VII Fórum Brasileiro de Educação Ambiental (VII FBEA), o maior evento do setor, que preencheu dois pisos do Centro de Convenções da Bahia, em Salvador, com centenas de atividades nos quatro últimos dias de março. 
 
Com o tema central "Rumo à Rio + 20 e às Sociedades Sustentáveis", o VII FBEA já consta como evento preparatório oficial da sociedade civil para a Rio + 20, a Conferência que a ONU realizará em junho, também no Brasil, com missão de avaliar os avanços da Eco-92 e perspectivas futuras, com foco na "economia verde" e "governança global". 

Explica a educadora ambiental Tita Vieira, coordenadora geral do VII FBEA, que 30 de março - penúltimo dia do conclave - foi dedicado ao evento mundial, com uma Conferência e nove Diálogos Rio+20, em que especialistas debateram com o público quais contribuições dos educadores ambientais levar para o evento mundial.


Outro destaque, diz ela, foi a II Jornada Internacional do Tratado de Educação Ambiental, no dia anterior, que revisitou o principal documento estruturado pela sociedade civil na Eco-92 e que, desde então, é a referência mor para quem atua na área: o Tratado de Educação Ambiental para as Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global. Na condução do debate, estiveram personalidades do setor que coordenaram a construção do Tratado, vinte anos atrás. 

Entre os pelo menos 20 Encontros Paralelos organizados por coletivos e redes de educação ambiental, estiveram os de Educação Ambiental com os Catadores, dos Pontos de Cultura e o de Educomunicação, uma nova área em ascensão. Voltado ao bem estar e ecologia interior, o espaço denominado "Tenda Sagrada" oferecerá aos participantes desde sessões abertas de danças circulares e biodança, até o curioso Teatro Lambe-Lambe e a Trilha da Vida - experiência sensorial única criada em Santa Catarina há 15 anos.
 
Logo ao lado funcionou a Feira Sustentável - ambiente previsto para ações e demonstrações de Economia Solidária - incluiu um leque de atividades artistico-culturais. Neste quesito, entram a exposição, com a comercialização de produtos criativos, e uma variedade de manifestações culturais. Enquanto isso, a Feira Agroecológica e Familiar e a das Reservas Extrativistas Marinhas ultrapassaram a proposta de apresentação da técnicas de produção que respeitam o ambiente, para instigar o fomento de negócios, a divulgação e a troca de experiências.
Mas a grande novidade do VII FBEA foi o crescimento de ações interativas, que marcam a evolução do setor. Entre elas, está o Café Social REBEA, que se apoiou na técnica do world cafe. Nela, ao invés do tradicional palco-platéia, os participantes distribuiram-se em micro mesas temáticas dispostas num mesmo espaço, trocando de micro mesa a cada 20 minutos. Em cada uma, um anfitrião/relator cumpriu o papel de receber e atualizar os novos integrantes, e de animar os debates de tal modo que, ao final, todos participaram em tudo.

               

CONDIÇÕES CLIMÁTICAS DO MUNICÍPIO EM TEMPO REAL

CONDIÇÕES CLIMÁTICAS DO MUNICÍPIO EM TEMPO REAL
SISTEMA INTEGRADO DE DADOS AMBIENTAIS