Removida para receber tratamento, a ave teve a asa amputada devido à gravidade do ferimento. Tratada pela veterinária, Dra. Fernanda, não houve alternativa de salvamento do membro, pois os ossos da asa estavam dilacerados. Depois de sedada, a ave foi submetida à cirurgia, ainda com poucas chances de sobrevida.
Felizmente tudo correu bem, a arara se recuperou de modo satisfatório e já está se alimentando e tudo indica que o atendimento rápido e o carinho especial dedicado pela Dra. Fernanda e pelos oficiais da Polícia Ambiental fizeram a diferença no salvamento desta vida.
O animal será encaminhado para um criador de animais mutilados no Distrito Federal.
Ainda padecemos dos males da ignorância humana e da falta de aplicação da legislação que protege a vida animal. Cabe neste momento a participação de todos para que notícias como esta não se repitam. Cabe ao indivíduo a consciência do preservar, cuidar da liberdade destes seres indefesos que conosco habitam o mesmo espaço na Terra, não promovendo espetáculos de atrocidade similar. Ou será que uma arara representa ameaça a vida humana?
Assista ao vídeo do atendimento prestado dentro da clínica veterinária, aqui em nosso blog. As imagens são chocantes, mas quem sabe nos livrarão de repetições.
Créditos:
Resgate: Polícia Ambiental e MOVER
Filmagem: Tonhão
Equipe de atendimento: Dra. Fernanda e equipe
Reportagem: TV Paracatu
Edição de vídeo: Casa Rústica Produções