Diante dos prejuízos decorrentes da prolongada estiagem que castiga todo o território da bacia do rio São Francisco, especialmente o estado de Minas Gerais, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco – CBHSF, através da Câmara Consultiva Regional do Alto São Francisco, divulgou hoje (30.09) um documento propondo medidas emergenciais que possam atender a toda a bacia.
terça-feira, 30 de setembro de 2014
segunda-feira, 29 de setembro de 2014
Artigo do Presidente - BRASIL EM CHAMAS
Posted in Antônio Eustáquio Vieira - Tonhão
Os verdadeiros culpados pela violência e pela falta de compromisso da comunidade, realmente são os políticos que de quatro em quatro anos, são escolhidos para administrarem os nossos bens e sonhos.
quarta-feira, 24 de setembro de 2014
CBH PARANAÍBA PREPARA NORMAS PARA INÍCIO DE COBRANÇA PELO USO DAS ÁGUAS
O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba, através do GTAC - Grupo Técnico de Agência e Cobrança do referido comitê estuda normas para criação de Agência da Bacia e também normas para o inicio da cobrança pelo uso das águas da bacia, que deverá ser iniciada em 2017.
segunda-feira, 22 de setembro de 2014
Uma Erva Que Mata 98% Das Células Cancerígenas Em 16 Horas
![]() |
Uma erva que mata 98% das células cancerígenas em 16 horas |
Já reconhecida à mais de 2000 anos pela medicina tradicional chinesa como um poderoso remédio contra a febre e, mais recentemente, contra a malária,Artemisia annua (conhecida também como Losna ou Absinto), é uma planta aromática com qualidades medicinais inequívocas.
sexta-feira, 19 de setembro de 2014
CBH PARANAÍBA REALIZA SEMINÁRIO DE SEGURANÇA DE BARRAGENS
O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba realizou dia 18 de Setembro de 2014, na cidade de Uberlândia , o Primeiro Seminário de Segurança de Barragens no contexto do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos.
quarta-feira, 17 de setembro de 2014
CERH- MG VALORIZA CERCAMENTO DE NASCENTES EM LICENCIAMENTOS AMBIENTAIS
Aconteceu no dia 16 de Setembro em Belo Horizonte, a 89ª reuinão Ordinária do Conselho Estadual de Recursos Hídricos de Minas Gerais.
Um dos principais assuntos tratados na reunião, foi a apresentação dos Planos Diretores da Bacia Hidrográfica do Alto Rio Grande e da Bacia Hidrográfica das Vertentes do Rio Grande.
quinta-feira, 11 de setembro de 2014
DIMINUIÇÃO DE VAZÃO NO PRATA MOSTRA CENÁRIO PREOCUPANTE
FOTOS: TONHÃO - REGIÃO DO PRATA - PARACATU - MG
"As nascentes ou mananciais são as fontes de água, superficiais ou subterrâneas, utilizadas para abastecimento humano e manutenção de atividades econômicas. As áreas de mananciais compreendem às porções do território percorridas e drenadas pelos cursos d´água, desde as nascentes até os rios e represas.
Dia Nacional do Cerrado: é preciso salvar o berço das águas do Brasil
Suzana Camargo - 11/09/2014
iSe
Otavio Nogueira/Creative Commons
Segundo maior ecossistema brasileiro, o Cerrado é a região de savana mais rica do planeta. Ele concentra 5% dabiodiversidade mundial e 30% da biodiversidade brasileira. Além de toda esta riqueza, é um bioma que possui grandes reservas subterrâneas de água doce que abastecem as principais bacias hidrográficas do país: Amazonas, Tocantis/Araguaia, São Francisco, Paraná e Paraguai.
Não é preciso dizer então que a preservação deste ecossistema é fundamental para o equilíbrio ambiental do Brasil e de todo planeta. E hoje, 11/09, comemoramos o Dia Nacional do Cerrado.
Infelizmente, há poucos motivos para celebração. De acordo com dados do Ibama e do Ministério do Meio Ambiente, nas últimas décadas houve uma redução de 48,4% do Cerrado. A taxa de desmatamento é mais alta do que na Amazônia. E se este processo continuar, pesquisadores afirmam que este bioma brasileiro pode desaparecer em 50 anos.
Se isso acontecer, a geração de recursos hídricos no país pode ser gravemente afetada. O Cerrado é considerado uma verdadeira caixa d’água no coração do território do país. Ele fica localizado exatamente entre os outros quatro biomas brasileiros - ele faz a ponte entre Caatinga, Mata Atlântica, Pantanal e Amazônia.
O Cerrado é como uma espécie de floresta invertida. Enquanto as árvores amazônicas têm copas enormes e raízes pequenas, no centro do Brasil as árvores são menores, mas com raízes muito grandes. Elas funcionam como uma esponja, captando água e a distribuindo por toda região.
Entre as várias entidades que trabalham pela proteção deste bioma estão o WWF-Brasil, que durante todo o mês divulgou a campanha Salve o Cerrado. A organização acredita que desenvolvimento sustentável é a solução, ao aliar produção e conservação do meio ambiente. E defende também o aumento de unidades de conservação nesta área.
Dos mais de 2 milhões de km² de vegetação original, resta menos da metade do Cerrado. Ajude a salvar esta riqueza natural do Brasil através da conscientização de mais e mais pessoas.
Assista abaixo o vídeo lançado pelo WWF-Brasil que explica a importância do serviço ambiental realizado pelo Cerrado brasileiro e compartilhe nas redes sociais.
Sociedade civil entra com mandado de segurança inédito no STF para tirar do cargo relator do novo Marco da Mineração
É a primeira vez que é pedido ao STF que um relator seja destituído do cargo pelo fato de relatar projeto de interesse direto de seus financiadores de campanha
quarta-feira, 10 de setembro de 2014
terça-feira, 2 de setembro de 2014
Exposição Cerrado: Uma Janela para o Planeta
Na próxima sexta-feira (05/09), às 9h, será realizada a abertura da Exposição Cerrado - Uma Janela para o Planeta, no Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília (DF). Com curadoria de Jorge Wagensberg e Maria Ignez Mantovani, a exposição traz um novo olhar sobre a relação homem-natureza e a sustentabilidade dessa relação.
Além disso, por meio das obras, os visitantes poderão conhecer melhor a ampla diversidade natural e cultural do segundo maior bioma do Brasil. Haverá também um local de vivências sobre o Cerrado e seus povos, produtos, sabores, texturas e cores. A feira de produtos ecossociais será uma das atividades paralelas à exposição.
Serviço:
Exposição Cerrado - Uma Janela para o Planeta
Local: Teatro I do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) - SCES, Trecho 02, lote 22 - Brasília – DF
Data: 05/09 a 19/10, das 9h às 21h
Mais informações: http://tinyurl.com/mcje6mb
Assinar:
Postagens (Atom)